quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O filme do cachorro e o filme dos skatistas

Esta semana eu vi dois filmes bem diferentes. O líder de bilheteria do momento, “Marley & Eu”, e o cultuado “Paranoid Park”, em uma mostra de cinema sobre filmes que passaram batido pelas salas no ano anterior.

“Marley & Eu” acompanha a vida de um casal que tem um cachorro labrador cujo nome dá título ao filme. A história é uma gracinha, não se trata de um cachorro inteligente, ou que fala. Ele é um cão normal, de um casal que quer começar uma família. Não há espaço pra filosofia numa película assim, mas ninguém quer filosofia por aqui. Minha irmã de 14 anos não parou de chorar pois, de fato, é um filme engraçado mas sem ser pastelão e as partes sérias são delicadas, sem contar que a trilha e a fotografia são realmente geniais. Um ótimo filme para se ver em família e, definitivamente, para se ver no cinema.

Já “Paranoid Park” é uma situação completamente diferente. Dirigido por Gus Van Sant, ele me levou de volta à minha pré-adolescência. Não, eu não fazia parte de um grupinho de skatistas como Alex, o garoto do filme, mas eu vi nele muito de como eu era, uma mistura de não se importar com nada e de ter medo de muita coisa.

O longa não é cronológico e fala, basicamente, sobre um assassinato bizarro que acontece perto de uma pista de skate. Assim, todos que praticam o esporte são suspeitos ou, no mínimo, objeto de estudo dos investigadores do caso. É curioso como o diretor enfatiza momentos das filmagens que, em outros filmes, nada está acontecendo. Com slowmotion, podemos notar – além de manobras ótimas em várias cenas – uma diferença de olhar que diz muito sobre o personagem. Tudo isso ainda é sublinhado com a trilha (uma música que normalmente seria usada numa cena de muita ação, aqui é aproveitada na hora em que Alex anda em um dos corredores da escola, por exemplo). Há uma economia de palavras também e achei isso estimulante. É um filme muito bem costurado que, apesar de tenso, me fez sair leve do cinema.

De uma forma muito, muito diferente, gostei dos dois filmes.

3 comentários:

All about... (vegan) food disse...

Fiquei bastante interessada em Paranoid Park, vou procurar por aqui! Eu tô tão por fora que nem sabia que esse filme do cachorro era líder de bilheteria =P

Anônimo disse...

me rendi.
e add Admirável blog novo e Unsent na minha lista de links.
:)
uma admiradora.

Fernz disse...

valeu pela dica!