domingo, 23 de maio de 2010

O pop tem razão: "One More Time With Feeling"

“Eu era deprimido pois ouvia música pop ou eu ouvia música pop pois eu era deprimido?”. Essa é uma questão de “Alta Fidelidade”, não sei se do filme ou do livro ou dos dois. O que interessa é que a dúvida é pertinente. Para tentar extrair dela algum divertimento – ou alguma sabedoria – criei essa categoria no blog para analisar músicas que, de alguma forma, fazem sentido.



É típico no teatro infantil, por exemplo, que o primeiro personagem a interagir com a platéia grite “tudo bem?”. Todos respondem “tudo”. Ele diz que não ouviu direito, para as crianças responderem novamente, mais alto. “Tuuuudoooo!” É essa a idéia da expressão “de novo, agora com força” ou “agora com sentimento”, ou “one more time with feeling” – que, por acaso, é o nome de uma bela canção de Regina Spektor.

“Seus pontos foram feitos corretamente, mas suas cicatrizes estão se curando de forma errada”, ela canta. Poderosa metáfora. “One More Time With Feeling” é sobre as cobranças que fazemos de nós mesmos. Em nome do conforto, queremos muito, não nos esforçamos e ainda reclamamos do que não aconteceu.

“Você achava que, a essa altura, você seria melhor do que é. Você achava que, a essa altura, eles já teriam visto como você chegou longe”, diz com tristeza a letra. “E o orgulho dentro dos seus olhos estaria sincronizado com um amor inédito”.

Mas nem tudo está perdido. Tente de novo, grita com mais força e faça tudo com mais sentimento. Acho que essa é a mensagem por trás da composição. Repita tudo na sua cabeça até que comece a fazer sentido.

Nenhum comentário: