domingo, 17 de agosto de 2008

Sobre almas gêmeas

Um episódio do seriado “Sex and the City” me intrigou. Questionada se John era sua alma gêmea, Carrie começou a pensar, antes, no conceito de alma gêmea. Afinal, tem gente que acredita e tem gente que não. E isso já dá margem pra discussão.

Diz-se que todo mundo vem ao mundo destinado a uma pessoa, que vai lhe completar e viver feliz para sempre com você. Portanto, a ironicamente fácil tarefa que nos resta é achar tal pessoa. Mas começam as dúvidas logo aí. Se você não encontrar, significa que não será feliz com mais ninguém? E se você acha que encontrou e não dá certo? E como assim destinado a uma pessoa? A alma gêmea da moça precisa ser um homem, então. Funciona assim? Lésbicas não têm alma gêmea? E, se tanto faz o sexo, o que acontece se a alma gêmea de um cara hetero for outro cara? E se sua alma gêmea vir a falecer?

Eu acredito em amor à primeira vista, mas não em almas gêmeas. Aliás, acredito em amor de alma gêmea. Por que não importa se você é apaixonado pelo fulano desde o colegial ou desde ontem, pra relação dar certo é preciso esforço. E se todos se esforçarem o suficiente, vai dar tudo certo. E serão almas gêmeas. Não tem dessa de metade que completa o outro. Todo mundo já está completo e deve ter maturidade para se fazer pronto para compartilhar o que acumulou e se sentir bem ao receber a sabedoria alheia também.

É aquele caso de amar por amar. Depois de um tempo, as coisas físicas saem de cena. Você deixa de amar o bom-humor, o visual, o fogo na cama. Tudo está lá, faz parte, é agradável, mas não são mais essas coisas o combustível da relação. Amor em nível de alma é isso, beira o incondicional. Almas gêmeas não se acham, são construídas.

Para ouvir depois de ler: Incomplete – Alanis Morissette

6 comentários:

Polly disse...

acredito em almas gêmeas, mas, definitivamente, não acredito que para cada ser humano existe apenas uma alma gêmea. o amor é um acidente. acidentes podem acontecer uma ou várias vezes. vai da cautela de cada um. a dica é: não procure por um amor quando estiver embriagado.

Serginho Tavares disse...

foi assim que construi meus dois melhores amigos
e eles sao minhas almas gemeas
mas ainda quero aquela outra alma gemea afinal nao posso fazer sexo com eles
rs

beijos

Glauce Lucas disse...

Eu acredito no amor, seja à primeira, segunda ou milésima vista. E acredito que para uma relação de amor dar certo é preciso muito mais que amor. É preciso amizade, cumplicidade, companheirismo, paixão. Todos os dias. Almas que se amam, gêmeas ou não. Assim um amor pode perdurar... Assim como a amizade. Que também depende do bem estar entre duas almas.

rafael disse...

eu acho que existem pessoas que foram feitas uma para outra - o que nao garante que elas vão ficar juntas.

mas acho engraçado você saber, categoricamente, o que faz um casamento dar certo, sendo solteiro

_Gabriel disse...

quem falou em casamento nesse post, rafael?

Tiça disse...

Adorei seu blog e diversos comentários sobre os filmes. Tudo a ver cm a realidade, o sentmento as emoções sinceras. Vc ganha de 100 daquele famoso bonequinho do jornal (que eu a muito tempo não confio mais nas indicações e nos comenários)... Vc deveria colocar seguidores...com certeza muita gente iria te seguir;apesar de não ser novela!!!! Sucesso sempre!!!