domingo, 17 de agosto de 2008

Sobre almas gêmeas

Um episódio do seriado “Sex and the City” me intrigou. Questionada se John era sua alma gêmea, Carrie começou a pensar, antes, no conceito de alma gêmea. Afinal, tem gente que acredita e tem gente que não. E isso já dá margem pra discussão.

Diz-se que todo mundo vem ao mundo destinado a uma pessoa, que vai lhe completar e viver feliz para sempre com você. Portanto, a ironicamente fácil tarefa que nos resta é achar tal pessoa. Mas começam as dúvidas logo aí. Se você não encontrar, significa que não será feliz com mais ninguém? E se você acha que encontrou e não dá certo? E como assim destinado a uma pessoa? A alma gêmea da moça precisa ser um homem, então. Funciona assim? Lésbicas não têm alma gêmea? E, se tanto faz o sexo, o que acontece se a alma gêmea de um cara hetero for outro cara? E se sua alma gêmea vir a falecer?

Eu acredito em amor à primeira vista, mas não em almas gêmeas. Aliás, acredito em amor de alma gêmea. Por que não importa se você é apaixonado pelo fulano desde o colegial ou desde ontem, pra relação dar certo é preciso esforço. E se todos se esforçarem o suficiente, vai dar tudo certo. E serão almas gêmeas. Não tem dessa de metade que completa o outro. Todo mundo já está completo e deve ter maturidade para se fazer pronto para compartilhar o que acumulou e se sentir bem ao receber a sabedoria alheia também.

É aquele caso de amar por amar. Depois de um tempo, as coisas físicas saem de cena. Você deixa de amar o bom-humor, o visual, o fogo na cama. Tudo está lá, faz parte, é agradável, mas não são mais essas coisas o combustível da relação. Amor em nível de alma é isso, beira o incondicional. Almas gêmeas não se acham, são construídas.

Para ouvir depois de ler: Incomplete – Alanis Morissette

6 comentários:

Polly disse...

acredito em almas gêmeas, mas, definitivamente, não acredito que para cada ser humano existe apenas uma alma gêmea. o amor é um acidente. acidentes podem acontecer uma ou várias vezes. vai da cautela de cada um. a dica é: não procure por um amor quando estiver embriagado.

Serginho Tavares disse...

foi assim que construi meus dois melhores amigos
e eles sao minhas almas gemeas
mas ainda quero aquela outra alma gemea afinal nao posso fazer sexo com eles
rs

beijos

All about... (vegan) food disse...

Eu acredito no amor, seja à primeira, segunda ou milésima vista. E acredito que para uma relação de amor dar certo é preciso muito mais que amor. É preciso amizade, cumplicidade, companheirismo, paixão. Todos os dias. Almas que se amam, gêmeas ou não. Assim um amor pode perdurar... Assim como a amizade. Que também depende do bem estar entre duas almas.

Anônimo disse...

eu acho que existem pessoas que foram feitas uma para outra - o que nao garante que elas vão ficar juntas.

mas acho engraçado você saber, categoricamente, o que faz um casamento dar certo, sendo solteiro

Gabriel Cadete disse...

quem falou em casamento nesse post, rafael?

Patty disse...

Adorei seu blog e diversos comentários sobre os filmes. Tudo a ver cm a realidade, o sentmento as emoções sinceras. Vc ganha de 100 daquele famoso bonequinho do jornal (que eu a muito tempo não confio mais nas indicações e nos comenários)... Vc deveria colocar seguidores...com certeza muita gente iria te seguir;apesar de não ser novela!!!! Sucesso sempre!!!