segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Serve pra quê?

Já parou pra pensar pra quê servem redes sociais tipo o Orkut? Eu tenho uma teoria! Não sei se é uma teoria minha ou se é uma dessas que a gente ouve e concorda tanto que acha que é nossa, mas aqui vai: é uma festa.

Sim, simples assim. Orkut é uma festa. E existem vários tipos de festa e é você quem faz a sua. Suas fotos e comunidades servem de decoração e seus amigos são os convidados. Já viu gente que o Orkut todo é sobre música japonesa? Comunidades sobre j-rock, amigos que ouvem j-rock, álbum com fotos de bandas de j-rock. Alternativinhos tem fotos artísticas, capas de livros e filmes, poucas comunidades, avatares abstratos. Vegetarianos tem um "V" verde na foto, animais morrendo no álbum. E os “playboy pegador” têm 300 amigas e 300 fotos sem camisa. É assim, você que manda no seu Orkut, na sua festinha.

O negócio é que outrora era só Orkut. Hoje o número de redes sociais existentes é inacreditável! Fotolog é uma rede social? Talvez. É como se existisse uma empresa de vigilância, pois o critério de escolha das fotos publicadas é muito individual – apesar de quase inexistir. Uma das redes mais chatas é o Flickr. Deu um foco e uma luz indireta naquele gato pulguento, taca a foto no Flickr. Também é útil para ver gente feliz de férias em lugares exóticos e maravilhosos aos quais você jamais irá. No MySpace só tem emo, nem comento. Mas é bom pra ter bandas como suas amigas. Second Life foi criada por pessoas que não têm uma, er, First Life. O Hi-5 é uma lenda urbana. Todo mundo recebe 50 convites, mas ninguém tem. Ai, preguiça.

Apesar disso, eu gosto muito das que faço parte, sabe? Me mantém em contato com gente que quero estar e que, sem Orkut e Twitter, não sei como ia fazer – gente que mora muito longe e tals. Mas é aquela história: se não fosse isso, ia ser outra coisa... Mas seria o que?

Para ouvir depois de ler: The Rembrandts - I'll Be There For You

4 comentários:

Bruno Taurinho disse...

eu nunca tinha parado pra pensar que aquela plantinha no canto do avatar era um V de vegan. pff.

Serginho Tavares disse...

digo o mesmo
essas redes me mantem perto de quem gosto. de quem amo
estou te seguindo no twitter agora
follow me boy
abs

Ivan P. Pawlow disse...

Concordo muito.

Mas, como toda festa, essas redes sociais estão reescrevendo a história de muita gente.

Eu fico pensando se tivesse tido acesso ao orkut quando eu tinha meus, hum, 15 anos, minha história provavelmente seria completamente diferente.

Mas é bom ficar atento para não achar que a vida é só isso.

Anônimo disse...

e blog, serve pra que?