sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Xuxa, colabora

Lembro muito bem que, no ano passado, uma chamada do Programa Amaury Jr. que entrevistou a Xuxa dizia: “De férias na Disney com a filha Sasha, ela concedeu uma entrevista corajosa onde acusa a televisão brasileira de não dar atenção para as crianças. E, quando dá, pensa primeiro em retorno financeiro e em índices de audiência, jamais na educação.”

Fiquei perplexo com afirmação. Não que não seja verdade, mas de sair da boca da suposta rainha dos baixinhos. Algo me cheirou a busca por redenção. Depois que teve uma filha, Xuxa entendeu bem melhor seu papel e sua influência na TV brasileira.

Ela passou a apresentar seus programas vestida e não fez concessões - mesmo quando sua nova fórmula educativa amargou pouca audiência – e, imagino, desfez o tal pacto com o capeta. O estrago com as meninas que engravidaram na adolescência e com as que sofreram por se acharem fora do padrão loira-magra-branca das Paquitas já estava feito, mas isso não vem ao caso.

Conectada ao Twitter, Xuxa sofreu um pouquinho nos últimos dias, mostrando absoluta falta de intimidade com a ferramenta online. Além de escrever todos os textos em letra maiúscula e dos inúmeros erros de português, foi a vez de sua filha, Sasha, escrever uma palavra errada. As correções vieram dos internautas e deixaram a apresentadora puta da vida, a ponto de postar:



Ah, ok. Uma menina de 11 anos, brasileira, filha de brasileiros e que mora no Brasil, foi alfabetizada em inglês?

Os últimos acontecimentos só mostraram o que todos suspeitavam: o sucesso é perigoso. Como observou o jornalista Mauricio Styver (aqui), o Twitter apenas tornou possível uma coisa há tempos sonhada: xingar a TV e ser ouvido. E Xuxa, endeusada e isolada em seu castelo, não estava preparada para enfrentar a realidade. E o vídeo ridículo do tal fã Davis Reimberg só mostra como o povo brasileiro, alienado que só ele, precisa desesperadamente de novos ídolos.

Agora, rolou o boato de que a apresentadora ia dar uma de Daniela Cicarelli com YouTube e ameaçou processar e censurar o Twitter. Faz-me rir. Xuxa, colabora com a gente e volta pra sua vidinha intocável, por favor? Cercada de puxa-sacos você faz um bem para o resto do mundo que, por consequência, fica bem longe de você.

8 comentários:

Manu disse...

Obrigada por desabafar por mim. Na próxima vez que quiser falar mal da Xuxa, coloca aí tb o discurso lindo que ela fez qdo foi consagrada Rainha do cinema (sic). Beijos!

eric disse...

Ótimo, ganhei o dia! Adorei a 'sena' da cobro e do bode. rssr

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eric disse...

Oops, da cobra. Oi Xuxa?

João Damasio disse...

Ta legal... curtí sim. Mas tadinha da Xuxa!.. tá... to fresco tbm neh. Mas enfim, falou vdd.

Alysson disse...

Olá Gabriel! Mal cheguei aqui e já gostei... eu meio que acompanhei essa putaria que tornou a soma de Xuxa + Twitter.

Primeiro pq, se alguém me corrige, eu engulo o orgulho, agradeço e faço a possível correção, não digo, com pedras nas mãos, que sou formado em Letras em 14 línguas...

Segundo pq o "ídolo" é um reflexo do "fã", e vice-versa. Tanto o garoto do filme MUITO ridículo quanto a "rainha".

Posso te linkar? Abração!!!

Revista Antimatéria disse...

o desafio dos famosos ou anônimos é lidar com a visibilidade. O lance das novas formas de comunicação é o de ser enxergado, querendo ou não, sendo mal interpretado ou não. Os famoso sempre tiveram os holofotes para si, a questão é que o público agora com os twitter da vida tb são vistos e ouvidos.
bom texto1

A revista Antimatéria é seu seguidor.
http://www.revistaantimateria.blogspot.com.

abraços

Ô Brechó ~ Savassi disse...

Hei Gabriel, que bom que gostou! O Blog está no começo mas vamos atualizar sempre! :) Beijão, Ô Brechó!