segunda-feira, 7 de setembro de 2009

O pop tem razão: “Eight Easy Steps”

“Eu era deprimido pois ouvia música pop ou eu ouvia música pop pois eu era deprimido?”. Essa é uma questão de “Alta Fidelidade”, não sei se do filme ou do livro ou dos dois. O que interessa é que a dúvida é pertinente. Para tentar extrair dela algum divertimento – ou alguma sabedoria – criei essa categoria no blog para analisar músicas que, de alguma forma, fazem sentido.



Apesar desse clipe ser uma delícia para quem é fã de Alanis Morissette, por voltar no tempo com trechos de seus clipes mais legais, a letra dessa canção é incrivelmente séria. Ela fala sobre auto sabotagem e, ironicamente, torna esse traço de personalidade um ponto no currículo.

Alanis começa fazendo várias perguntas para, no final, dizer que ela sabe todas as respostas, ou seja, já passou por aquilo. E todo mundo também sabe responder algumas das questões apresentadas aqui.

Como ficar paralisado por medo de abandono? Como manter as pessoas a um braço de distância sem nunca chegar perto demais? Como desconfiar das pessoas que supostamente o amam mais? Como fingir que está bem e que não precisa da ajuda de alguém? Como se sentir desprezível se você está ajudando alguém? Fácil.

Como odiar Deus quando você é um orador e um espiritualista? Como sabotar fantasias com medo de sucesso? Como mentir para você e, consequentemente, mentir para todo mundo? Como continuar sorrindo quando você está pensando em se matar? Como conhecer todos muito bem e então culpá-los por tudo?

Minhas respostas, no caso, são variadas. As de Alanis vem como se fossem a newsletter de um curso a distância:

"Eu tenho feito pesquisas durante anos. (...) Eu lhe ensinarei tudo isso em 8 passos fáceis no curso de uma vida. Eu mostrarei para você, em 8 passos fáceis, qual a aparência da liderança quando ensinada pelo melhor".

E eis um título de melhor que eu não quero mais ganhar.

Nenhum comentário: