domingo, 19 de setembro de 2010

Os normais


Estou aproveitando todos os meus momentos vagos para ver todos – sim, eu ousei dizer todos – os filmes que quis ver e ainda não pude. Alugando, baixando, pegando emprestado, estou tentando passar pelas minhas vistas os requisitados clássicos, como “Duck Soup”, até alguns títulos mais novos, como “Os Excêntricos Tenenbaums”.

A família Tenenbaum é, literalmente, genial. Chas é um investidor pleno aos 11 anos; Ritchie é um fenômeno do tênis e Margot, adotada, é uma dramaturga que escreve sua primeira peça aos 9 anos. Já Royal, o pai, é um canalhão que, chutado para fora de casa pela esposa, Ethel, vai à falência. Respectivamente, estamos falando de Ben Stiller, Luke Wilson, Gwyneth Paltrow, Gene Hackman e Anjelica Huston. Além deles, temos Bill Murray e Owen Wilson no elenco.

A primeira questão é que uma vez genial nem sempre genial. Os filhos, já adultos, somam alguns traumas recentes com a sensação de estarem congelados em seus momentos de glória do passado. Isso é chocante, digamos assim, para o pai, que finge estar para morrer afim de se reaproximar da prole, arrependido de suas sacanagens passadas.

Não é o argumento mais original da história do cinema, mas o desenrolar é magnifíco. É gostoso acompanhar como, a cada momento, as situações parecem ficar mais malucas – como, por exemplo, descobrirmos que um dos irmãos está apaixonado pela irmã adotiva e como um amigo de infância, que sempre quis ser um Tenenbaum, hoje é traficante de drogas.

Wes Anderson, o diretor, conta a história como que em capítulos de livros e cria um cenário muito peculiar e uma imagem bem diferente de Nova York. Aqui, só vemos prédios residenciais, um Central Park vazio e ruas sem táxis amarelos.

Não quero me aprofundar em críticas, apenas deixar registrado como achei esse filme belo - sendo "belo" tudo aquilo que causa alguma reação na gente. É para rir, chorar e se emocionar. Seja por se identificar com todos ou nenhum dos personagens. Como diz o pôster do longa, família não é uma palavra, é uma sentença.

Para ouvir depois de ler: Nazareth – Ruby Tuesday

3 comentários:

Dayane Costa disse...

Royal Tenenbaums é um dos meus filmes favoritos e é simplesmente genial. Eu gosto porque apesar das histórias complexas de cada personagem, o filme se desenvolve de forma simples e leve. Fora que a Gwyneth tá um arraso e acho uma pena o mordomo não estar no pôster, porque ele é engraçadíssimo.

Se você gostou desse, tem outro do Wes Anderson que eu acho uma graça, 'Vida Aquática com Steve Zissou'. Recomendo :}

@laranjudo disse...

Amo esse filme. Gwyneth Paltrow fumando escondida no banheiro é sensacional. Eu gosto de filmes onde existe uma identificação com os personagens,e é impossível não se identificar com os membros dessa família.

Anônimo disse...

Esse filme é genial. Roteiro, direção de arte, atuações. Tudo nele flui perfeitamente. Amo.

Ps: adorei o blog.