quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Amei esse livro.

Se você acha que a miséria leva à violência, que os Estados Unidos são culpados pelos problemas do mundo e que Bin Laden é um justiceiro, não deixe de ler este livro. O filósofo André Glucksmann explica o mundo de hoje a partir do ódio. Terroristas que caçam motivos para justificar sua vontade de destruir, ativistas que criam enredos para arranjar um culpado por seus problemas e, como o macro é o micro, cantores de rap exaltando ódio à elite branca e privilegiados usando blusas com sátiras ao atentendo de 11 de Setembro ao WTC. O autor alerta: no tempo das bombas atômicas, o discurso do ódio pode causar um estrago pior que a 2a Guerra Mundial. E é verdade. Ou você achava que essa humanidade nossa já relegou os ódios coletivos aos livros de história e levou as perversões individuais para os psicólogos?

2 comentários:

Bruno Taurinho disse...

me empresta?

RICARDO AGUIEIRAS disse...

Eu acho que miséria leva à violência, sim; não acho que os EUA são os únicos culpados dos problemas do mundo, mas de alguns graves, outros bem graves também, o Brasil também é culpado e perpetua. Não acho que Bin Laden é um justiceiro, mas acho que o ódio está intrínseco em todos nós, incluindo aí você e eu. Assim como acho a arrogância nos blogs e nas escritas algo super triste.
Ricardo
aguieiras2002@yahoo.com.br