sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Últimas considerações sobre Cabala.


No comecinho desse blog eu fiz uma série de postagens sobre coisas que não quero mais discutir com quem não vale a pena. Coisas como política, vegetarianismo e celebridades vazias. Dessa vez, e por causa de acontecimentos na semana, resolvi falar sobre Cabala.

As pessoas não conhecem direito o que é, acham que é uma seita ou uma religião, mas é uma doutrina – no sentido de conjunto de idéias. São idéias sobre Deus, o Universo e tudo que acontece no mundo. São conceitos que pré-datam religiões, na verdade, mas durante muito tempo ela foi um anexo do judaísmo.

A cantora Madonna começou a ler sobre Cabala no final dos anos 90. Nessa época, eu nem prestava atenção no que ela fazia. Porém, tenho um tio que estava, na mesma época, estudando prismas, pêndulos, Reiki, meditando e lendo sobre Cabala também. Sempre que possível ele compartilhava alguma idéia comigo e isso era bem interessante.

Meu interesse ficou limitado a isso durante um tempo. Entretanto, alguns meses depois que comecei a fazer yoga, ganhei de aniversário o CD “Ray Of Light”, dela. As letras eram recheadas de significados, indagações, idéias e mantras – e quem conhece o álbum sabe como ele é surpreendentemente profundo. Pesquisando sobre as músicas a palavra “Cabala” pulou. Eu não sabia que havia uma relação ainda. Com mais pesquisas, vi que a sabedoria judaica tinha mudado muito a vida dela e resolvi saber mais sobre ela.

Com a ajuda do meu tio, li vários livros e comecei a colocar conceitos em prática. Com a internet, pude conversar e trocar idéias, respostas e perguntas com muita gente que sabia mais do que eu sobre o assunto. Professores, rabinos e vários outros cabalistas.

O que aconteceu e foi definitivo é que eu realmente estava numa fase de busca bem solitária da minha vida, querendo entender o mundo. Eu fazia terapia e yoga todo dia. E, somado a isso, a Cabala me deu respostas que estive procurando durante muito tempo. Criado numa família católica, ninguém podia me responder porque Deus criou o mundo, porque coisas boas acontecem com gente ruim e outras dúvidas do tipo. A Cabala é um conhecimento que interpreta o Velho Testamento de uma forma não-literal – pois ele inteiro é uma metáfora – e explica como receber bênçãos da maneira correta. Para entendê-la você pode fazer parte de qualquer e nenhuma religião, pois os ensinamentos são colocados em prática no dia a dia – e não ficam parados em livros ou em painéis como vários por aí.

Eu não me importo de acharem que comecei a estudar Cabala por causa da Madonna. De certa forma foi mesmo. Mas eu não perco mais meu tempo em discutir com pessoas que querem me provocar apenas com esse argumento – pois tenho certeza que, se eu achasse algo ruim ou não condissesse com o que eu estava procurando, rejeitaria.

Acho que as idéias são muito interessantes e fariam bem para todas as pessoas, mas eu não saio por aí pregando as idéias – pelo menos não de forma explícita. E, por isso, eu só discuto Cabala agora com quem está interessado e aberto a ouvir.

Um comentário:

Fripe disse...

Gente, q legal!
Adoro esses assuntos...
Inclusive fiz curso de Reiki e etc...
Depois a gente pode trocar umas figurinhas!
^^

Abraço, seu moço.

(e entendo, é dificil, MUITO dificil conversar a respeito de certas coisas com certas pessoas...)