segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

As feel-good songs!

Canções como “Wake Up Alone” da Amy Winehouse e “No Pressure Over Cappuccino” da Alanis Morissette têm o poder de me deixar pra baixo, meio melancólico ou – como minha mãe insiste em rotular – deprimidinho. Mas, para minha sorte, a modinha do verão é ouvir feel-good songs! Pense nas baladinhas dos Cardigans e dos White Stripes. “Keep Fishing”, do Weezer, também.

Sim, as feel-good songs voltaram com tudo – odeio essa expressão. Geralmente são musiquinhas folk com violões simples e pianos, que trazem um ar retro. Mocinhas bonitinhas cantam lindamente letras também bonitinhas sobre coisinhas do dia-a-dia. Relacionamentos, rotina, amores, animais de estimação. Elas não cantam nem tocam mal e as músicas são feitas pra gente ouvir e ficar alegre. Algumas ainda nos dão a chance de soltar uns palavrões e dar uns gritos.

E eu estou adorando. Essa onde está me fazendo bem, eu acho. Gosto de letras doces e de arranjos simples – e as duas coisas estão vindo agora juntas. Começou com Feist. Desde a propaganda daquele perfume da Lacoste a música não saía da minha mente. Depois veio Regina Spektor, minha a favorita do estilo. As letras são ótimas, ela canta sobre amores, família, cultura, história, drogas e religião. Tem pianinho, guitarrinhas, beat box e batuques em cadeiras. Ela é bonita e tem senso de humor.

Também entram na lista Fiona Apple (pouca coisa, na verdade) e Kate Nash – que descobri recentemente e ando viciado. No Brasil, acho que o CD solo da Fernanda Takai – que eu recomendo – serve muito bem de exemplo. Bem mais da metade dele tem o frescor dessas músicas pra ser feliz.

Esse ar infantil despretencioso dessas canções é tão legal! :)



Para ouvir depois de ler: Feel Good Inc. – Gorillaz

Nenhum comentário: