quarta-feira, 23 de julho de 2008

Com vergonha do Orgulho

No último final de semana aconteceu a Parada do Orgulho Gay. Muita gente veio me perguntar o motivo de eu não ter ido. É que eu acho aquilo uma super bobagem. Há todo o lado político, claro. Mas eu prefiro ter orgulho aqui em casa do que lá.

A campanha da Passeata deste ano era a favor do projeto de lei que transforma a homofobia em crime. Acho ótimo, apoio. Mas vai ver quem estava lá e tinha conhecimento disso. Perguntei pra amigos que foram e poucos sabiam. E os que sabiam não souberam me dizer de quem é o projeto de lei, de onde o cara é, onde precisa aprovar. É um circo, a maior parte das pessoas vai pela farra e pela pegação. Eu não me reconheço nisso. Se há algo que eu apoio é quebrar o preconceito de que todo gay é promíscuo, usa rosa, ouve Cher, têm glamour, purpurina e arrasa. Aí chega a Parada e mostra o contrário. Me dá um pouco de vergonha, sabe? Eu não me identifico com nada ali.

O argumento de muitos é o de que é importante mostrar pro mundo que “nós existimos”. Mas gays sempre existiram, mainstream ou underground. Não é melhor validar sua existência com você mesmo? Organizar uma passeata gigantesca pros outros verem é reafirmar que é eles que têm o poder.

Não sei se estou certo, mas é isso que penso. Eu não uso blusas com arco-íris, mas eu não tenho vergonha de ser gay, não nego se me perguntam. Pra quê me importar com isso? As pessoas que realmente precisam saber disso já sabem, estou satisfeito. Sou a favor da aprovação dessa lei, do casamento gay, da adoção de crianças por casais homossexuais, porém organizar shows com um travesti vestido de Amy Winehouse não vai trazer isso mais rápido.

Para ouvir depois de ler: Katy Perry - I Kissed a Girl

5 comentários:

Fala, Garoto! disse...

Fala, garoto! Tudo globeleza? Viva a democracia! Mas, o evento ocorreu em qual cidade? Abs ;-)

Little Pet disse...

concordo com vc!
axo isso meio que um disperdicio de tempo e energia, a maioria tah ali pra ferver, pegar e beber.
e dpois ficam reclamando ... enfim, neh! Eu soh soh posso fazer minha parte pra mudar o mundo, se o restante não faz ele continuará esse porcaria.
;P

Fripe disse...

escrevi uma coisa mto parecida sobre a do ano passado...
Esse ano eu nem quis ter o trabalho de ficar revoltado...
melhor deixar pra lá mesmo...

(se vc gostou, precisa ver isso musicado pela adriana calcanhoto! é fantástico!)

Thiago Gagante disse...

Calma, eu ainda não li esse seu post. Na verdade quero escrever sobre o post q li em "Unsent", mas (não sei pq) não consegui comentar lá.
Começou que o vi em algum lugar e gostei do título do blog, pq adoro essa música da Alanis, então fui até a página dar uma espiadinha. Gostei de lá. Bastante...
Eu já estive exausto assim, como vc. Não faz bem... Mas eu te entendo!
Não sei onde quero chegar, mas me deu vontade de escrever pra vc. Ler seus escritos me pareceu tão confortável, familiar, q tive q me manifestar. (eita)

*-)

Serginho Tavares disse...

porque esse bando de gay que lota ruas e mais ruas em dias de parada gay não vão ate o congresso pedir para a lei ser aprovada?
aposto que ela seria aprovada com UNANIMIDADE!


e respondendo sua pergunta: sim, eu acredito em mim, nos meus amigos, em MADONNA e no DEUS dentro de mim.