segunda-feira, 1 de junho de 2009

Who the fuck is Lady GaGa?

É inevitável comentar, mas pouca gente ousou fazer apostas. Então, aí vai a minha: Lady GaGa, o mais recente fenômeno da música pop, não quer só seus 15 minutos de fama. Essa moça ainda vai dar mais o que falar.

Um tempo atrás, Kanye West disse que ela era a nova Madonna. A moça não teve a infância complicada da atual cinquentona, frequentou a escola particular de um convento, aprendeu a tocar piano com 17 anos e estudou música na Universidade de Artes de Nova York.

Ok, mas o que faz Lady GaGa especial? Como muitos, ela apareceu do nada com um hit chiclete, mas a diferença é que a loira não parece ter cafetões. Podem dizer que ela é só mais um produto da mídia, mas não sei se é bem por aí. E tem mais: as referências dela, que vão de David Bowie a Queen. Do cantor ela pegou o visual e o dom de fazer canções com a sonoridade que eu chamo de diferente/familiar, e da banda seu nome artístico – uma citação à canção “Radio GaGa”, de 1983.

A loira acaba de lançar clipe para a música “Paparazzi”, que mistura uma letra de amor com referências a groupies, stalkers e fotógrafos. A canção faz parte de seu álbum de estréia, “The Fame”. O vídeo tem uma historinha com direito a Lady GaGa andando de cadeira de rodas, notas de dinheiro com a cara dela e coreografias tão malucas quanto os figurinos.

E foi ele que me motivou a escrever esse texto. O clipe tem 7 minutos. Alguém tem que concordar que isso é um feito. Principalmente em tempos onde podemos baixar toda a discografia dos Beatles de graça e em minutos, e que a maioria das pessoas só assiste clipes em uma telinha de YouTube.

Dividindo a cena com GaGa está o ator sueco Alexander Skarsgård, da série “True Blood”. A direção ficou com Jonas Äkerlund, que já dirigiu clipes de Moby, Prodigy, Metallica e Cristina Aguilera. Será que vamos voltar à era dos vídeos que são mega produções, como bem fazia Michael Jackson?

Claro que não é nada espetacularmente bom. As letras não são profundas, nem nada assim. Mas essa não é a idéia e, dentro da proposta que ela quer, ela vai bem e faz tudo muito certo. Só sei que diziam que Britney Spears seria a nova Madonna e não deu. Acho que GaGa pode ocupar o posto. Mas é segredo esse palpite. Apesar de tudo, ainda é muito cedo para falar. O que não pode de jeito nenhum é começar a ser repetitiva. Gagueira não tem graça.

Para ouvir depois de ler: Paparazzi - Lady GaGa

2 comentários:

Gustavo disse...

Genten!!!
Lagy gagagagagagagagagaga é MARA!

Adorooooo essa mulher, meio homem, meio travesti, meio mulher!

Adoooooooooro!

Bjunda!

bruno felip disse...

tambem adoro conheço um blog ótimo da lady gaga é o brunimlg.blogspot.com